terça-feira, 1 de outubro de 2013

10 GRANDES ESCRITORES VEGETARIANOS

Para comemorar o dia 1 de Outubro, o Dia Mundial do Vegetarianismo, venho aqui trazer 10 grandes escritores que aderiram a essa prática/filosofia. 


Particularmente, não sou vegetariano, mas, mesmo assim, respeito quem tenha essa perspectiva e acho interessante ressaltar grandes nomes da Literatura que pensavam e agiam assim!




 
JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712 - 1778)


Escritor e filósofo suíço, Rousseau ficou mais famoso por seus textos políticos e por seus ideais de liberdade ao afirmar em sua célebre frase: "O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles." 

Sua obra mais famosa é "Do Contrato Social".









File:William Blake, painter and poet (page 50).png


WILLIAM BLAKE (1757 - 1827)


 Blake foi um poeta e pintor inglês. De fato, Blake ficou mais conhecido por seus quadros, muitas vezes com temáticas religiosas. Sobre o vegetarianismo, afirmou: "Todo alimento saudável é pego sem uma rede ou armadilha". Sua obra literária mais famosa é: "Canções de Inocência e de Experiência".

Inclusive, o livro "Dragão Vermelho" (resenha aqui) possui uma grande ligação com uma obra de Blake.





 

 MARY WOLLSTONECRAFT SHELLEY (1797 - 1851)


A inglesa Mary Shelley ficou conhecida mundialmente pelo seu personagem lendário e livro clássico "Frankenstein: ou, O Prometeus Moderno". Ela e seu marido eram defensores dos direitos dos animais ainda no século XIX. O curioso é que o próprio monstro Frankenstein, contrariando as expectativas, era um personagem vegetariano.






CHARLOTTE BRONTË (1816 - 1855)


Charlotte foi uma das 3 irmãs Brontë, conhecidas por escreverem clássicos da literatura inglesa, apesar de todas terem uma obra relativamente pequena: Emily Brontë ("O Morro dos Ventos Uivantes") e Anne Brontë ("A Inquilina de Wildfell Hall"). Charlotte, por sua vez, ficou mais conhecida por "Jane Eyre".






HENRY DAVID THOREAU (1817 - 1962)


Thoreau foi um ensaísta e escritor americano. Ele ficou mais famoso por sua forte personalidade apática e sua repulsa pelo materialismo. Isso resultou em sua obra "Walden",  seu relato sobre os dois anos que passou em uma cabana minúscula em um bosque, que veio a tornar-se um clássico. Além disso, construiu um manifesto anarquista muito famoso chamado "A desobediência Civil".





 

 LIEV TOLSTOI (1828 - 1910)


Ao lado de Dostoiévski, Tolstoi é um dos maiores expoentes da literatura russa e mundial. Vegetariano e anarco-pacifista, Tolstói publicou ensaios sobre o vegetarianismo. Se tornou famoso, principalmente, por seus romances "Guerra e Paz" e "Anna Karenina".





   

H. G. WELLS (1866 - 1946)


O inglês H. G. Wells ficou conhecido por ser um dos mestres da ficção científica, criando clássicos como "Guerra dos Mundos" e a "Máquina do Tempo". Além disso, escreveu outros títulos famosos como "A Ilha do Dr. Moreau" e "O Homem Invisível". Aqui, n' O Bigode do Poe, tem uma resenha antiguinha de "O Cone".





 

FRANZ KAFKA (1883 - 1924)


Kafka, apesar de ter tido uma vida curta, construiu um grande legado na literatura mundial, criando obras cheias críticas, metáforas e reflexões. O termo "kafkiano" foi criado para referir-se a situações surreais, abundantes na sua obra. Se você quiser, já foi feito um CONTO POR CONTO de Kafka aqui no blog: CONTO POR CONTO #2




 

J. D. SALINGER (1919 - 2010)


Salinger ficou mais conhecido por seu romance clássico "O Apanhador no Campo de Centeio". Logo ficou famoso por essa obra e acabou publicando seu último trabalho ainda em 1965, quase não aparecendo depois disso. "O Apanhador..." ganhou notoriedade também pelo fato do assassino do beatle John Lennon afirmar que fora influenciado pelo livro a cometer o crime.





  

ALLEN GINSBERG (1926 - 1997)


Um dos grandes expoentes da Geração Beat, junto com outros nomes como Jack Kerouac, Greogory Corso e William Borroughs. Ginsberg, além de vegetariano, era um grande entusiasta contra a opressão sexual (ele era homossexual), o materialismo e militarismo. Uma de suas obras mais significativas é o poema clássico "Howl" (Uivo). 

 

5 comentários:

  1. Que post excelente, adoro curiosidades assim!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo,parabéns pelo post.Posso dizer que respeito a sua escolha,mas por que você não é vegetariano? Antes de respeitar os adeptos ao vegetarianismo,não seria preferível respeitar os direitos dos animais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, que bom que gostou, Karina! :D

      Sobre sua pergunta:
      Na verdade, a minha afirmação de que não era vegetariano foi pra resumir BASTANTE a questão. Já faz um tempo que tenho tentado diminuir gradualmente o meu consumo de carne. Poderia se dizer que sou um "proto-vegetariano" xD

      O que me impede de efetivamente ser um vegetariano é um motivo que admito realmente ser um tanto egoísta: não é nem um pouco fácil para mim parar. Fui criado em uma família e num específico contexto cultural que sempre privilegiou o consumo de carne, principalmente a vermelha. É difícil encontrar situações onde o comer carne não está incluído em seu cerne. Minha memória gustativa também não contribui muito para essa questão :/

      Apesar de ideologicamente concordar com o vegetarianismo, meu comportamento alimentar não conseguiu (até hoje, ao menos) se moldar à essa ideologia que, volto a dizer, respeito muito.

      Entretanto, acho que a associação entre respeito aos direitos dos animais e hábitos alimentares humanos (entre outras coisas) merece uma discussão de uma gama bem mais ampla; e tal debate, com certeza, merece ser incentivado :)

      Eu sei que ficou longa essa resposta, mas não sabia como deixar a explicação mais enxuta xD

      Enfim, obrigado pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  3. Ao contrário do que alguns sites afirmam, Thoreau não era vegetariano. No entanto, assim como você, ele defendia a ideia do vegetarianismo como forma de alimentação mais ética e, sobretudo, prática à sua época.

    ResponderExcluir