quarta-feira, 8 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "O Cone" (H.G. Wells)

Terceiro conto da antologia "Contos de Horror do Século XIX", "O Cone" foi escrito pelo mestre da ficção científica, H. G. Wells (mas esse conto não é sci-fi). Além disso, nessa edição da Companhia das Letras, a história foi traduzida e apresentada por Moacyr Scliar, famoso escritor brasileiro e já falecido.



 
Publicado em 1895, "O Cone" trata, basicamente, de vingança. Rauts, um cara de espírito artístico, mantém um caso com uma mulher casada. Logo quando ela declara seu amor para Rauts, ambos percebem a presença de mais alguém na "cena": Horrocks, o marido. 


 
O problema é que eles não sabem ao certo se Horrocks havia escutado a declaração, pois Rauts é, aparentemente, um amigo do casal e o próprio Horrocks não reage imediatamente à situação. 

 
Para tentar se safar, Rauts inventa um pretexto para sua presença, dizendo querer que Horrocks mostrasse uma paisagem que havia prometido ser bela. Entretanto, tal paisagem só é possível ver perto das chaminés de uma fundição que, por sua vez, é administrada por Horrocks.
H. G. Wells

 
Com o decorrer da história a gente vê se de fato Horrocks descobriu a traição e acaba descobrindo o que é, afinal de contas, o "cone".

 
Particularmente, eu achei o conto bom e acima da média, com certeza. Entretanto, mesmo sendo bem curto, também achei um pouco cansativo em algumas partes que pareceram um pouco desnecessárias ou extensas demais.  


De qualquer forma, não foi nada que "estragasse" a leitura ou eliminasse a tensão que ela proporciona. (:








NOTA:   8/10 













LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Moacyr Scliar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário