quarta-feira, 13 de novembro de 2013

5 sentidos, 5 histórias





AUDIÇÃO:



Como o título já sugere, a audição tem um papel importante na história, uma vez que a sua principal personagem é uma cantora numa sociedade tediosa e que possui como sua única distração o canto da tal Josefine. É claro que o negócio é um pouco mais complexo que isso. Afinal, é Kafka, minha gente.





 OLFATO: 

 

"O Perfume: a História de um Assassino" (Patrick Süskind)

Novamente, o título já deixa meio óbvia a decisão para esse sentido. No entanto, vale ressaltar (ou não) que esse é um dos livros que eu mais costumo recomendar para qualquer ser vivo que tenha a capacidade de ler um livro. A história gira em torno de Grenouille, um francês que tinha a incrível capacidade de sentir todos os cheiros do mundo, mas descobre que ele próprio não possui um. Um dos meus anti-heróis favoritos até hoje, uma vez que ele faz de tudo (tudo, mesmo) para "conseguir" o seu próprio perfume. 






PALADAR:



Digamos que a experiência com o paladar nessa história bem curtinha é um tanto desagradável. De fato, o "horror" nessa história resume-se muito mais à repulsa do... "prato exótico" oferecido pelo protagonista vingativo. Enfim, leia e/ou confira a resenha para descobrir o que é um "Bolo Rei", o lado polêmico do autor e pense duas vezes antes de mexer nas gavetas de sua falecida esposa.





TATO:

 


Na minha opinião, uma história escrita por Lovecraft envolvendo ficção científica e horror já é mais do que suficiente pra você ler xD. Enfim, o tato entra aí nessa narrativa, pois o protagonista fica preso em uma terrível armadilha alienígena na qual ele apenas consegue sentir a solidez das paredes invisíveis que constituem o "labirinto" no qual ele se encontra.  





VISÃO:


"Paranoico: um Canto" (Stephen King)

"Paranoico..." é um curto poema presente na coletânea "Tripulação de Esqueletos". Aqui, Stephen King retrata a vida de um sujeito extremamente paranoico e em um quadro bem avançado do que parece ser esquizofrenia. Nisso tudo, as alucinações visuais do protagonista se destacam de forma perturbadora, mostrando o sofrimento de ver coisas absurdas e horríveis aparecendo no seu cotidiano, ao seu redor.


Inclusive, existe um interessante curta-metragem baseado nesse poema:
  
{engrish is necessario}


 




Um comentário:

  1. Que legal! Pena que meu inglês é um lixo e não entendi 60% do vídeo, mas é legal. haha

    Lu,
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir