terça-feira, 15 de outubro de 2013

CONTO POR CONTO #3: "Aquele Ano Em Rishikesh" (Adriana Lisboa)

Adriana Lisboa é um escritora brasileira que conseguiu reconhecimento internacional. Quer dizer, o simples fato de suas obras já terem sido traduzidas para diversos outros idiomas já nos mostra que ela conseguiu certo prestígio por seu trabalho.


Morando atualmente nos EUA, Lisboa já ganhou inclusive grandes prêmios, como em 2003 com o Prêmio José Saramago, que é destinado a jovens escritores da língua portuguesa. Ela recebeu tal honra pelo seu romance de 2001, "Sinfonia em Branco".


"Aquele ano em Rishikesh" foi meu primeiro contato com a escritora e devo admitir que foi uma experiência curiosa e positiva.


Curiosa porque o conto, apesar de ser bem curto, começa de uma forma que me fez pensar que o seu restante seria sobre os devaneios do menino protagonista (imaginei uns 12 anos, não sei porquê), fã de Beatles e principalmente de George Harrison.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAk80C80eXlNjtATnXYLOkn9S-pszV37qg1cvzqqHOApmLpcH3Bx-vYswvRtFIJHX4E9pJvfUmjgRG3gW71fM_7ek4QpvHaahl1IOzvEdJpailZe8N8IFXiS3slrs7_B6PAIgNz-KYjK4/s320/Lisboa_068-H+-+Copy.jpg
Adriana Lisboa (1970)
Mas acontece que aos poucos o negócio se encaminha para focar na relação do tal menino com sua avó doente e o vínculo que eles criam um com outro, mesmo com a velha estando de cama e delirante.


E, por incrível que pareça, a força que cria e mantém tal vínculo são as canções que o menino consegue tocar em sua guitarra, aproximando a vó a partir das melodias e harmonias dos próprios Beatles, claro.


É um conto de narrativa fácil, que flui nas menos de 10 páginas. Passa bem a atmosfera tensa que a doença da avó provoca e do alívio que as músicas acabam por trazer.


É delicado e ao mesmo tempo simples de entender e de se sentir.


A única ressalva, talvez, seja o final. Não é ruim, mas acho que haveria mais impacto se o restante da história tivesse se desenvolvido mais.


Mas gostei. Recomendo.






NOTA: 7,5 / 10  








LIVRO: 
"GRANTA em Português (10): Medidas Extremas". Alfaguara.

Um comentário:

  1. Achei uma história bem diferente e interessante, gostaria de um dia ter a oportunidade de ler. Como admiradora dos Beatles e de uma boa história, tal como um bom drama, me pareceu uma boa história. O que quebra é esse final, tem escritores que desenvolve uma história maravilhosa, mas que parece que não sabe concluir fazendo jus, é triste. hahaha

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir