terça-feira, 27 de agosto de 2013

PRIMEIRAS PALAVRAS #1


http://static.freepik.com/fotos-gratis/textura--paginas-caderno--cartas_3308149.jpg






http://clubinhodoslivros.tk/wp-content/uploads/2013/06/BERENICE_1341032321P.jpg"A miséria é múltipla. A desgraça do mundo é multiforme. Cingindo o vasto horizonte como o arco-íris, suas colorações são tão variadas quanto as colorações do fenômeno - e também são distintas, e contudo tão intimamente combinadas. Cingindo o vasto horizonte como o arco-íris! Como pode ser que da beleza derivei um tipo de desencanto? - da aliança da paz um símile da tristeza? Mas assim como, em ética, o mal é consequência do bem, igualmente, com efeito, da alegria nasce a tristeza. Ou a lembrança de uma felicidade passada é a angústia do hoje, ou as agonias existentes têm sua origem nos êxtases que poderiam ter existido."

"Berenice" (1835), Edgar Allan Poe









http://www.lpm-editores.com.br/v3/livros/Imagens/notas_do_subsolo(1).jpg"Sou um homem doente... Sou mau. Não tenho atrativos. Acho que sofro do fígado. Aliás, não entendo bulhufas da minha doença e não sei com certeza o que é que me dói. Não me trato, nunca me tratei, embora respeite os médicos e a medicina. Além de tudo, sou supersticioso ao extremo; bem, o bastante para respeitar a medicina. (Tenho instrução suficiente para não ser supersticioso, mas sou.) Não, senhores, se não quero me tratar é de raiva. Isso os senhores provavelmente não compreendem. (...)"

"Notas do Subsolo" (1864), Fiodor Dostoiévski







http://catalisecritica.files.wordpress.com/2011/04/infancia-gor.jpeg?w=549"No quarto acanhado e escuro, no chão, ao pé da janela, meu pai está deitado, vestido de branco e extraordinariamente comprido; os dedos dos pés descalços estão abertos de um jeito estranho, os dedos das mãos carinhosas, deitadas em sossego sobre o peito, também estão retorcidos; seus olhos alegres estão pesadamente cobertos pelos discos pretos das moedas de cobre, o rosto bondoso está escuro e me assusta, com os dentes arreganhados de um jeito ruim."
 
"Infância" (1913-1914), Maskim (Máximo) Górki







https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEm1jKOxxd0UQ9rav9gcwj4Tty5TcVqCu42OJMdOAaPsJcxpliqO_SRsCcxet3chfgAcecDKguTV5UBAtKuHoDabeSG9TvCtLjpGBRP_eUyiD60he921oKycDTHsdyxbX_SSMk_12Ts9s/s400/0b0ok.jpg"Era a tarde do meu octogésimo primeiro aniversário e estava na cama com meu veado quando Ali anunciou a visita do arcebispo.
        - Muito bem, Ali - falei com voz alquebrada, em espanhol, sem abrir a porta. - Leve-o ao bar e lhe dê um drinque.
             - Hay dos. Su capellán también.
             - Está certo, Ali. Dê um drinque ao capelão também.
             Há 12 anos me aposentei da profissão de romancista. Contudo, serão obrigados a concordar, se conhecem minha obra e se derem o trabalho de reler agora a primeira frase, que não perdi nada da velha habilidade para montar a chamada abertura de impacto. (...)"

"Poderes Terrenos" (1980), Anthony Burgess







https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYM7-9LtVuadRxIXEkZuxxlbV2VekVCHymm3WVyRS_bfuLzM0PMnlnDrc09k5HMVVhMVPSzSodVkJuSe42wlx4U0sy-LN5raCw5Q6gp8tfNQr9vnGSRfBATUtC1IpggV7Cka0vq8A_j6sj/s400/O+Perfume.jpg"No século XVIII viveu na França um homem que pertenceu à galeria das mais geniais e detestáveis figuras daquele século nada pobre em figuras geniais e detestáveis. A sua história é contada aqui. Ele se chamava Jean-Baptiste Grenouille e se, ao contrário dos nomes de outros geniais monstros como, digamos, Sade, Saint-Just, Fouché, Bonaparte etc., o seu nome caiu hoje no esquecimento, isto certamente não ocorreu porque Grenouille tenha ficado atrás desses homens das trevas mais famosos em termos de arrogância, desprezo à raça humana, imoralidade, ou seja, em impiedade, mas porque o seu gênio e a sua única ambição se concentravam numa área que não deixa rastros na história: o fugaz reino dos perfumes."

"O Perfume - História de um Assassino" (1985), Patrick Süskind






3 comentários:

  1. Ótimas dicas! Sou louca para ler "O Perfume". Sobre as edições, essa coleção da "Clássicos Abril" é linda e super leve. Eu adoro!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! "O Perfume" é MUITO BOM, melhor que o filme, eu diria... E, sim, essas edições da Abril são ótimas, inclusive estou tentando completar a minha!

      Obrigado pela visita e pelo comentário :D

      Excluir
  2. Viva! Acabo de acessar e ja sou seguidor...Tudo literatura "Biscoito fino" aliás croiassants...parabens pelo gosto literário....quero ler mais muito mais aqui..Poe é imortal...! Viva! Vou deixar o link pro meu humilde blog http://textomastigado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir