quarta-feira, 28 de agosto de 2013

REVISTA GRANTA

 http://ad.granta.com/GrabCommonFileStorageImage.aspx?ImageGuid=f0e94ce9-f30c-481b-bb5b-243354f203b8


Na verdade, esse post serve mais para introduzir o próximo CONTO POR CONTO do que realmente para qualquer outra coisa. Mesmo assim, acho interessante falar sobre essa revista literária que, apesar de mal conhecer e nunca ter lido nada, já considero um monte xD


Em homenagem ao antigo nome do Rio Cam, o rio que atravessa a cidade de Cambridge, a Granta foi criada em 1889 por estudantes da famosa e bem renomada Cambridge University. A princípio, a ideia era publicar textos, principalmente literários e políticos, como forma de entreter os estudantes de todo o campus da universidade.

Acabou que até alguns nomes mais conhecidos, como o de Sylvia Plath (famosa poetisa que escreveu também "A Redoma de Vidro"), acabaram aparecendo na revista antes mesmo de terem qualquer respaldo da crítica ou do mercado.


O negócio da Granta ia bem até a década de 70, quando os estudantes começaram a ficar meio apáticos à revista; felizmente, antigos membros da Cambridge University decidiram comprá-la no final daquela década e transformaram-na em uma revista especializada em "novos nomes" da literatura.


"Granta 1: New American Writing" (1979)
Dessa forma, a revista conseguiu se reerguer e se globalizar, levando aos poucos suas edições da Inglaterra para o mundo. Muitos escritores conhecidos acabaram publicando histórias, artigos ou reportagens na revista, inclusive quando eles não eram muito reconhecidos fora dela.


Além de enviar para outros países, a Granta começou, em 2009, a traduzir para diversas outras línguas suas edições (inclusive para o português). Aliás, de acordo com o site oficial, eles até hoje imprimem todas as edições DESDE 1979... o que é uma coisa bem interessante se você quiser algo bem específico...


A Granta lança quatro edições ao ano, ou seja, a cada trimestre temos uma seleção de histórias de autores diferentes seguindo uma temática específica, o que, particularmente eu acho muito interessante;

Também temos, claro, as publicações de "Melhores Jovens Escritores...", onde já tivemos, veja só, uma de "Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros"!


No Brasil, as edições são publicadas pelo selo Alfaguara e custam um preço ainda meio salgado (40 dilmas).


Enfim, a Granta parece ser uma revista literária de tradição e que tem uma proposta super válida de chamar a atenção para novos e velhos nomes da literatura. 

Acho que vale a pena conferir ;)




------------------------- SÓ PRA CONSTAR ----------------------------

O próximo CONTO POR CONTO, "CONTO POR CONTO #3", será da 10ª edição em português, chamada "Medidas Extremas"; é a única que eu tenho da Granta (e pretendo que não seja a única). Foi lançada no Brasil no verão de 2012; lá na gringa já tinha sido lançada no outono de 2011, sob o título de "Horror";


De qualquer forma, reúne alguns textos de ficção e não-ficção sobre o tema e decidi trazer as minhas considerações de cada um deles (:


Então, até mais... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário