sábado, 15 de junho de 2013

CONTO POR CONTO#1: "Uma Vendeta" (Guy de Maupassant)

O termo "vendeta" (ou "vendetta") designa, basicamente, uma ação de vingança ou a própria vingança em si, como elemento no comportamento humano.

O termo italiano talvez seja mais conhecido atualmente por causa do filme e da graphic novel chamada "V de Vingança", ou no original, "V for Vendetta".

Dito isso, presume-se, obviamente, que o conto traria um episódio no qual os personagens estariam motivados por um ódio e uma tristeza tão grande que desejariam fazer com que o causador desses sentimentos provasse do próprio veneno. 

Dessa forma, a narrativa começa nos introduzindo ao seu cenário principal, a pequena cidade de Bonifácio. Achei esse local (acho que é fictício) particularmente interessante, pois estaria localizado "sobre uma saliência na montanha" e praticamente "suspenso", tendo abaixo e à sua frente apenas o mar. 

http://www.tolkienforums.com/Pictures/Minas_Tirith_2.jpg
Minas Tirith em "O Senhor dos Anéis"

Essa descrição me lembrou levemente de Minas Tirith (Senhor dos Anéis), que, apesar de não estar suspensa e de ter uma planície à sua frente e não o mar, também está "encostada" em uma montanha e, como Bonifácio, possui alguns muros a protegendo. Enfim...




Somos apresentados à uma pequena família (ou o que sobrou dela): a viúva sra. Saverini, seu filho Antoine e a cadela Vivaz. A família, já um pouco desestruturada pela falta do sr. Saverini, sofre uma grande perda quando Antoine morre depois de uma discussão com um indivíduo de má fama na cidade.

Com toda a dor e sofrimento, cabe à já idosa sra. Saverini armar um plano para vingar a morte injusta de seu amado filho. Mas como fazer? Ela não tem muitas capacidades físicas para isso e tampouco ninguém da cidade se arriscaria a atravessar o estreito, chegar à outra aldeia e encontrar o algoz de Antoine...

Entretanto, a vingança começa a se tornar uma forte obsessão, passando, lentamente, para um desejo sádico que talvez vá além até da tentativa de restabelecer a "honra" de seu filho.   

O conto é muito curto, por isso, já vem spoiler...

------------------------------------------
FINAL (SPOILER): A sra. Saverini encontra uma solução para concretizar sua vendeta: ela treina sua cadela (de forma um tanto cruel) para atacar mortalmente um ser humano depois de uma ordem, condicionando o animal a isso com "recompensas", como pedaços de murcilha. Assim, Saverini atravessa o estreito e alcança seu terrível objetivo.
------------------------------------------ 

http://fc01.deviantart.net/fs71/i/2013/128/b/2/vendetta_by_tboersner-d579kkq.jpg
Morte de Antoine ("Une Vendetta" - 1883)
Pelo que eu entendi através da pouca pesquisa que fiz, Guy de Maupassant costumava produzir textos mais curtos, tentando implicar a maior densidade e quantidade de aspectos psicológicos possíveis.

Eu gostei da história, achei envolvente, mas, dessa vez, o conto me pareceu "curto demais". Ele é direto, com uma breve introdução e logo chega ao ponto das especulações da sra. Saverini sobre sua empreitada; e isso é bom até. Porém, a narrativa, os personagens e o cenário me deram a impressão de que poderiam ser trabalhados muito mais e, mesmo assim, não desviaria o foco da história. 

As sutis mudanças no comportamento da protagonista poderiam ter sido mais elaboradas e aprofundadas, por exemplo.


Mas eu acho que "Uma Vendeta" está longe de ser chamado de ruim.


Resumindo...




NOTA: 8 / 10      





LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Amilcar Bettega.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário