domingo, 2 de junho de 2013

CONTO POR CONTO #1: "Melück Maria Blainville, a Profetisa Particular da Arábia" (Achim Von Arnim)

Nunca gostei muito dessas histórias de profetisas, cartomantes e derivados. Minha suspensão de descrença parecia nunca funcionar quando se tratava de desses personagens e suas tramas. Simplesmente não sei o que acontecia.

Entretanto, esse conto até me interessou a princípio por conta de seu título enorme (e explicativo demais, talvez) e pelo nome do autor (desconhecido até então por mim) que mais se assemelha à uma onomatopeia de espirro (ou não).

Apesar do nome, o sr. Achim foi e ainda é considerado um dos grandes poetas da literatura alemã de todos os tempos.

Mas quanto à história? 
 
Bom, o conto é mais longuinho, quase 30 páginas se não me engano, e com diversos acontecimentos que tecem sua trama. 

Resumindo mal e porcamente e sem spoilers (eu acho):

______________________________________________

Primeiro, surge em Marselha, França, uma mulher, vinda de um navio turco e disposta a se converter para ao catolicismo. Ela logo consegue isso e é batizada como Melück Maria Blainville. Aos poucos, ela vai ficando bem conhecida em toda cidade por sua beleza e seus ótimos dotes artísticos, ganhando, assim, diversos pretendentes que ela genuinamente ignora.

Um dia, um grande aristocrata, o conde Saintree, chega em Marselha e encontra-se com Melück. Ela se apaixona perdidamente por ele e acabam tendo um caso. O problema é que o conde era compremetido e, cheio de culpa, volta para sua casa para casar-se com Mathilde, a condessa.

Depois de um tempo, a condessa pede para visitar Marselha com seu marido e lá encontram Melück que, após ser humilhada publicamente, amaldiçoa o pobre conde.

Quase morrendo, Saintree acaba pedindo a um amigo estudioso em "artes secretas" que desfaça a maldição imposta, e este vai até Melück que acaba cedendo e devolvendo a saúde ao conde, mas dizendo que ele só viverá enquanto ela viver. 

Dessa forma, Mathilde e Saintree acabam chamando Melück para viver em sua propriedade, pois assim ficaria mais segura e não poria a vida do conde em risco.

Os anos passam e eles vivem pacificamente juntos, até que Melück começa a anunciar profecias horríveis para todos naquela casa, anunciando o fim de todos junto com uma grande mudança no país em que vivem.


A partir daí é spoiler: a grande mudança no país é a Revolução Francesa. Apesar de a apoiarem no início, o conde e sua família são ricos e poderosos e acabam sendo caçados pelo povo mais extremista da Revolução. Com as consequências horríveis dessa caça, o autor tenta fazer uma crítica à essa revolta na França que, apesar de ter melhorado muito a política francesa e do mundo todo, acabou tornando-se excessivamente violenta e irracional.  Esse foi um dos pontos mais interessantes da narrativa, de fato.

_________________________________________________________

Então...

http://literature11.pbworks.com/f/1268079018/percy_bysshe_shelley.jpg
Achim Von Arnim (1781 - 1831)
Não foi dessa vez que gostei realmente de uma história de profetisa. Sabe, tem partes interessantes e que prendem a atenção mas não achei aquilo tudo...

Na realidade, eu acho que o problema não foi nem a personagem Melück e nem a história em si. Foi a narrativa, mesmo. Apesar do grande prestígio de Achim Von Arnim, achei sua escrita por vezes arrastada e prolixa demais.

Não leve a mal. Nem sempre ser bem descritivo é ruim, mas acho que, às vezes, em determinadas situações, é bom que você dê apenas um vislumbre e deixe a imaginação do leitor completar o trabalho. 

Além disso, com o pouco horror apresentado (apenas um breve susto, na verdade), acho que esse conto não merecia seu lugar nessa coletânea, sendo o mais fraco até agora. 

Veja bem, NÃO posso dizer que é RUIM. Mas, como conto de horror e levando em consideração sua narrativa, não achei tão interessante.



NOTA: 6 / 10


      
 
LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Betty Kunz.

2 comentários:

  1. Pois é, as vezes a história, ou ideia de uma história, seja conto, poesia, etc. Pode ser boa, mas a forma como é escrita não convence, deixa muito a desejar, Enfim acho que foi isso, que aconteceu. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, até esperava que a história fosse engrenar com mais "fluidez", mas nem rolou :/

    ResponderExcluir