sábado, 1 de junho de 2013

CONTO POR CONTO #1: "Frumm-flapp" (Jules Verne)

"Frumm!... É o vento que corre desatado.
Flapp!... É a chuva que desaba torrencial." 

O grande Jules Verne (ou Júlio Verne), como muitos outros autores com histórias incluídas em "Contos de Horror do Século XIX", não é e nunca foi famoso por criar narrativas que se enquadrassem no gênero denominado "horror".  De fato, seus trabalhos mais clássicos, como "A Volta ao Mundo em 80 Dias" e "Viagem ao Centro da Terra", são muito mais próximos dos primórdios da ficção científica e da pura aventura.  

Convenhamos que a estranha (e talvez um pouco tosca) onomatopeia que dá o título ao conto talvez não traga, em muitos leitores, as melhores expectativas possíveis no que tange ao horror. 
(Eu mesmo admito que fiquei um pouco desconcertado ao ver que "frumm-flapp" significava isso XD)

Mas acabei descobrindo que não. O conto não é ruim mesmo...

Usando como cenário uma cidadezinha fictícia, impossível de encontrar em qualquer mapa existente e ainda por cima com o nome peculiar de "Luktrop", Verne conta-nos a história do frio, arrogante e ganancioso dr. Trifulgas, aparentemente o único médico da localidade.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Jules_Verne.gif
Jules Verne (1828 - 1905)
Em um dia chuvoso, Trifulgas é "importunado" três vezes para ir à casa de um padeiro à beira da morte. A tal casa estava localizada a uma determinada distância da cidade, quatro kertses (unidade aparentemente fictícia também).

Depois de uma proposta financeira melhor, dr. Trifulgas acaba aceitando a empreitada e dirige-se à tal residência. Chegando lá, as coisas começam a ficar estranhas e inquietantemente familiares ao desprezível médico.

É então que, nessa atmosfera tensa, ele encontra seu paciente moribundo em seu leito. Mas a cena é terrível demais para Trifulgas, de forma que ele não poderá medir esforços para salvar seu paciente.


Conclusão:

O conto é curto, simplíssimo de ser lido e destaca-se em três pontos interessantes: a curiosa cidadezinha, a personagem dr. Trifulgas e a tensão proporcionada no seu clímax. 

Um bom conto. Nada de genial é verdade, mas um bom conto, mesmo assim ;)        


SE QUISER SPOILER...: de alguma forma, indo para a casa do paciente, o dr. Trifulgas acaba chegando em uma réplica de sua própria casa. E o paciente é o próprio dr. Trifulgas! Ele terá que salvar a si mesmo da morte. 




NOTA: 7 / 10




LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Rubia Prates Goldoni.

5 comentários:

  1. Pelo titulo parece mesmo ser um conto ruim.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  2. O título não me agradou muito, mas quem sabe não seja tão ruim. Ou talvez seja. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é XD

      Não acho que seja descartável, tampouco ruim, mas também não é uma história que eu recomendaria de primeira...

      (:

      Excluir
  3. Nunca li nada do Julio Verne, apesar de ter bastante interesse no super elogiado "A Volta ao Mundo em 80 Dias". O conto parece ler legal, apesar desse titulo tosco. huahauhau

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não li nada dele além desse conto, mas acabei ficando mais curioso ;)

      Excluir