domingo, 5 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "A Mão do Macaco" (W.W. Jacobs)


O primeiro "Conto por Conto"! AEEE!

Mas é provável que você não saiba do que eu estou falando...


Bom, deixe-me explicar: enquanto eu estiver lendo um livro de contos/crônicas/ensaios/etc eu vou ir postando aqui meus comentários sobre cada coisa que foi lida. 

Enfim, o livro em questão que está sido lido é... "Contos de Horror do Século XIX", escolhidos por Alberto Manguel. 
Mas vamos ao primeiro conto:






-------- A MÃO DO MACACO (THE MONKEY'S PAW)-------




Escrita por W. W. Jacobs e publicada em 1902, a "Mão do Macaco" é uma das poucas histórias de horror feitas pelo autor. De fato, a maior parte da obra do Jacobs era composta por histórias mais bem-humoradas, mas foi justamente essa que acabou tendo a maior repercussão. 


"The Monkey's Paw" (1902)



E, com certeza, toda a fama de "clássico do horror" que essa história tem é justificada. Em uma história simples, contada em poucas páginas, podemos perceber o horror sentido pelos personagens principais.





A história gira em torno de uma família que acaba recebendo de um conhecido militar um artefato curioso: uma espécie de mão de macaco "mumificada". O militar informa que ela veio da Índia e que possui um encantamento que concede três desejos ao seu dono. 






Entretanto, a família descobrirá que esses desejos podem trazer consequências que eles certamente não esperavam. 




Como já disse, "A Mão do Macaco" cumpre tudo aquilo que se espera de uma história de horror. E, apesar de super simples, ela está muito acima da média, mantendo-se como um clássico. 



Uma das melhores e mais "cruas" que já li.





E um ótimo início pro livro XD 









NOTA:   10/10






(Mas repararam que o conto é de 1902? Isso já não é século XX? o_O)  






LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Rubem Fonseca.

2 comentários:

  1. Eu li esse conto há pouco tempo e até cheguei a escrever um pouquinho sobre ele no meu blog. Eu sei que é um super clássico e tudo mais, mas fiquei com a sensação de que no momento em que eu ia ficar com medo, o conto acabou. =/ Acho que por ter ouvido tanto falarem sobre "A mão do macaco", eu acabei criando muita expectativa, sabe? Mas reconheço que é a história é ótima.

    Gostei do nome do blog =D hehehe

    Abs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :D

      Pode ser o negócio da expectativa, mas às vezes também varia muito do gosto do leitor mesmo, né. Eu gostei mais pelo fato do conto ser bem simples e curto na mesma medida em que tem elementos de horror bem marcantes.

      O final realmente podia ser melhor, mas gostei do "o-que-poderia-ser" xD

      Enfim, varia muito de leitor para leitor ;D

      Excluir