Segundo conto da antologia "Contos de Horror do Século XIX", "A Família do Vurdalak" foi escrito por Aleksei Konstantinovitch Tolstói, primo do famoso escritor russo, Liev Tolstói.
Publicado em 1847, o conto tem aquela premissa clássica das histórias mais antigas de horror: um grupo de amigos se reúne para compartilhar suas histórias mais aterrorizantes, até que chega um componente do grupo e conta a mais escabrosa de todas. Saudades, "A Outra Volta do Parafuso"...
Enfim, o tal narrador da tal história
escabrosa é o marquês de Urfé, que conta a sua experiência ao se
hospedar por alguns dias, durante uma viagem, em uma casa aterrorizada
por um vurdalak. Basicamente, o vurdalak é o vampiro do povo sérvio.
Alekei Tolstói |
O melhor: o vurdalak é aquele VAMPIRO DE VERDADE, SABE? O morto-vivo, sugador de sangue, que morre com a estaca e o mais legal (na minha opinião): TEM QUE PEDIR LICENÇA PRA ENTRAR NA CASA. Sério, sempre gostei disso, uma vez que o vampiro tem que usar de seus mind games pra convencer a pessoa a abrir a porta/janela.
Voltando ao conto... A situação piora, porque o vampiro sérvio em questão é um dos principais membros da família, daí é aquele negócio, né...
O conto é cheio de grandes momentos mas o final eu particularmente achei incrível. Com um pouco mais de ação, ele contribui, descrevendo o terror que essas criaturas podem proporcionar a todos.
RESUMINDO:
O conto é ótimo. Junto com a "Mão do Macaco", "A Família do Vurdalak" exala horror e aumenta as minhas expectativas quanto a essa antologia. Se isso é bom ou ruim, não sei... só o tempo e os próximos contos dirão XD
NOTA: 9/10
LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Nina Horta.
Ei, tudo bem?
ResponderExcluirEu estou lendo esse livro tb, e, até agora, o conto q mais gostei foi o da Família do Vurdalak. Fiquei com medo de verdade hahaha nem conseguia olhar para a janela a noite.
Enfim, espero q os outros contos sejam tão bons quanto.
Olá, Barney :D
ExcluirEsse conto ótimo mesmo e apesar de ser bem mais estruturado, na minha opinião, só ficou atrás da "Mão do Macaco" porque é um pouquinho mais arrastado em alguns (poucos, pouquíssimos) pontos.
Vai na fé, porque eu já estou no finalzinho e achei boas praticamente todas histórias!
Abraço! \o
Também estou lendo esta antologia e só faltam os últimos dois contos. Creio que A família do vurdalak vai ser o meu favorito dentre todos. Bom ter esse blog pra acompanhar a opinião de outros também :)
ResponderExcluir