terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CONTO POR CONTO #4: "A Sirene do Nevoeiro" (Ray Bradbury)

http://fantasticocenario.files.wordpress.com/2011/12/s_mlb_v_o_f_78555557_3344.jpgNada mais justo que começar esse novo CONTO POR CONTO relembrando (ou simplesmente introduzindo) quem é o autor Ray Bradbury. 


Ele é considerado, até hoje, ao lado de outros nomes como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, como um dos maiores escritores de ficção científica da história. Como se isso não bastasse, ele ainda foi o autor de um dos maiores clássicos da literatura distópica, "Fahrenheit 451".


Interessante ressaltar, no entanto, que nessa edição mais antiguinha que tenho em mãos é comentado na orelha do livro, pelo próprio editor suponho, que nem sempre suas histórias são ficção científica, pois apesar de apresentar elementos característicos (temas futuristas, alienígenas, tecnologias avançadas, etc), o foco está muito mais no homem (ou mulher) em si, deslizando muitas vezes para um realismo fantástico ou uma história de fantasia.  
 

Mas eu acho que isso já serve por enquanto, certo?


Bom, nem preciso dizer que espero ótimas experiências com essa coletânea (ainda mais porque ela possui 22 histórias)!


E não pude deixar de ficar mais empolgado ainda depois de ler esse primeiro conto.

 

Narrado em primeira pessoa, nós acompanhamos o protagonista Johnny e seu colega de trabalho McDunn em uma fria noite no final de novembro. Ambos trabalham e moram sozinhos em um grande farol de uma baía, sendo que McDunn já está a três anos no cargo e Johnny havia começado a não muito tempo.


Naquela noite, McDunn estava estranho quando voltaram para dentro do farol após ligarem sua luz e acionarem a sirene característica que ficava soando a noite toda, através do nevoeiro que sempre se formava lá.


Ele explica a Johnny, então, que algo sempre aparece próximo ao farol naquele exato dia do ano, atraído pela luz e a sirene que ecoa pelo mar. 


Ano após ano, desde a construção do farol há metade de uma década.


E dessa vez Johnny também presenciará isso.


------------------------------------------------------

http://fc01.deviantart.net/fs71/f/2012/130/c/2/ray_bradbury___the_fog_horn___by_bziza-d4zaob1.jpg
The Fog Horn (1951)

Não posso mais falar senão é spoiler. 


Mas adianto que a história é muito boa. Ela é curta também e o estilo simples de Bradbury permite que a narrativa se desenvolva com bastante facilidade.


O conto tem momentos de tensão, reflexão e de uma surpreendente tristeza. Isso não acaba tornando-se uma salada mista e forçada, pois todas essas emoções são validadas e administradas muito bem pelos acontecimentos da história. 


A princípio eu fiquei um pouco em dúvida se a história era ficção científica ou fantasia. As discussões a respeito da diferença entre os dois ainda existem, na verdade. Mas, por fim, com um pouco de reflexão ficou claro que é realmente sci-fi (SPOILER: "É uma espécie de dinossauro!", "É, um dos membros da tribo.")   


Foi um ótimo começo.








NOTA: 9 / 10








LIVRO: 
"Os Frutos Dourados do Sol". Francisco Alves. Traduzido por: Sergio Flaksman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário