quinta-feira, 7 de novembro de 2013

100 anos e 7 pequenos trechos: Camus

http://24.media.tumblr.com/tumblr_lbie9cvpuk1qzms5to1_400.jpg
Nascido em 1913, Albert Camus foi um escritor e filósofo francês/argelino conhecido principalmente por suas obras clássicas, suas referências ao suicídio e como um dos principais fundadores da linha filosófica chamada "absurdismo". 


---- Uma das coisas mais importantes [ou não]: se pronuncia "Cãmí" e não "Cãmus", como eu e muitas pessoas já falaram. No meu caso, acho que foi a influência do Cavaleiros do Zodíaco... -------  



Enfim, nesse 7 de novembro de 2013, Camus completaria 100 anos de vida. No entanto, em 1960, um acidente de carro infelizmente tirou a vida do segundo mais jovem vencedor do Nobel de Literatura (ele ganhou em 1957, com 44 anos).


Então, em uma espécie de lembrete sobre seu legado, reuni aqui 7 quotes que acho interessantes e inspiradoras (?), de autoria do francês! ;)

  
1:

"O homem cotidiano não gosta de demorar. Pelo contrário, tudo o apressa. Ao mesmo tempo, porém, nada lhe interessa além de si mesmo, principalmente aquilo que poderia ser."

"O Mito de Sísifo" (1941)






2:


 "Mas só há um mundo. A felicidade e o absurdo são dois filhos da mesma terra. São inseparáveis. O erro seria dizer que a felicidade nasce forçosamente da descoberta absurda. Acontece também que o sentimento do absurdo nasça da felicidade."

"O Mito de Sísifo (1942)"




3:

"O mal que existe no mundo sempre vem da ignorância, e boas intenções podem fazer tanto dano quanto a malevolência, se à elas falta entendimento. Como um todo, os homens são mais bons do que maus; esse, no entanto, não é o ponto."

"A Peste" (1947)




http://25.media.tumblr.com/tumblr_m49yg1nmiE1qdj0h4o1_500.png
Albert Camus (1913 - 1960)
4:

  "Apenas uma frase lhe bastará para definir o homem moderno: fornicava e lia jornais."

"A Queda" (1956)





5:

"Mas, no fim, é necessário mais coragem para viver do que para se matar."

"A Morte Feliz" (1971 [póstumo])





6:

"Um intelectual é alguém cuja mente vigia a si própria. Eu gosto disso, porque eu fico feliz por ser as duas metades, o observador e o observado. "Eles podem permanecer juntos?" Essa é uma questão prática. Nós devemos analisá-la. 'Eu desprezo a inteligência' na verdade significa: 'Eu não consigo suportar as minhas dúvidas.'"

"Notebooks 1935-1951 (1998)"





7:
"Mas, acima de tudo, a fim de ser, nunca tente parecer."

 "Notebooks 1935-1951 (1998)"




Um comentário:

  1. Estou com um livro dele no computador para ler já faz algum tempo, Breviário de Decomposição. Vi um documentário sobre sua vida há algum tempo também, muito bom! Tem entrevistas, trechos de livros e estudiosos e outros filósofos falando sobre ele, se eu não me engano, assisti pelo YouTube mesmo.

    Beijos, Lu
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir