terça-feira, 3 de setembro de 2013

CONTO POR CONTO #3: "Sangue Falso" (Will Self)

Bom, para começar o CONTO POR CONTO #3 da Revista Granta: "Medidas Extremas", temos, então, um relato de não-ficção de um escritor bem desconhecido aqui no Brasil: o britânico Will Self.


O cara já escreveu nove romances, cinco livros de contos e diversas colunas para revistas gringas famosas (The New York Times, The Guardian, Playboy, etc) e, mesmo assim, nunca ouvi um único pio brasileiro sobre Will Self, tampouco nenhum título seu em livrarias tupiniquins, a não ser, claro, nessa edição da Granta.


"Sangue Falso" conta a história verídica do autor sobre quando ele descobriu que possuía uma doença rara do sangue chamada "policitemia vera". Com essa doença, há um aumento exagerado de hemoglobinas na circulação sanguínea, fazendo a pessoa ficar "empanturrada de sangue". Para tratamento, geralmente é necessário passar por sessões de flebotomia, que são basicamente sessões de "drenagem" de sangue para tirar o excesso e a viscosidade do mesmo.


A coisa interessante desse relato (publicado originalmente no The Guardian) é, na verdade, as reflexões que Self faz sobre sua antiga vida de usuário de heroína (ele começou a se drogar ainda na adolescência) e sobre seus entes queridos que vão adoecendo. 


http://www.ed.ac.uk/polopoly_fs/1.111784!/fileManager/willself-3.jpg
Will Self (1961)
Ele, na verdade, tem motivos para isso, principalmente quanto a uma terrível doença em particular: seus pais morreram de câncer, sua mulher teve câncer de mama e fez uma mastectomia e alguns de seus amigos ainda passam dificuldades por causa dessa mesma doença.


Dessa forma, Self ainda nos fala sobre suas impressões de ser um ex-viciado que precisa tratar uma doença séria com o auxílio de agulhas e reflete sobre a possibilidade de haver uma relação metafórica entre as doenças e a vida do enfermo.


A reposta dele é interessante e brutalmente realista...


Eu gostei do texto, achei super válidos os pontos que ele discute, incluindo suas próprias experiências e opiniões, ainda mais pelo fato de ele conseguir satirizar a própria situação. 


Claro, não acho que seja uma leitura tão agradável para alguns leitores, pois a situação de Will e daqueles à sua volta torna a leitura um pouco pesada, mesmo que ele utilize muito do humor para narrar tudo (tive até mesmo que conferir na internet para acreditar que aquilo tudo era a verdade sobre a vida do autor). 


Enfim, achei uma boa experiência e me fez ficar curioso sobre outros títulos de Will Self ;)






NOTA: 7 / 10







LIVRO: 
"GRANTA em Português (10): Medidas Extremas". Alfaguara. Tradução: Cássio de Arantes Leite.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário