terça-feira, 24 de setembro de 2013

CONTO POR CONTO #3: "Literatura + Doença = Doença" (Roberto Bolaño)

Caso você conheça o clássico seriado mexicano "Chaves" tenho que lhe dizer, primeiramente, que não. Não foi o ator do personagem principal (Roberto Gómez Bolaños) que escreveu esse ensaio.


Quem escreveu foi o paraguaio Roberto Bolãno Ávalos, falecido em 2003 e autor de alguns romances, publicados no Brasil pela Companhia das Letras, principalmente o premiado "Os Detetives Selvagens" e "2666". 


Bem diferente de um romance ou qualquer tipo de narrativa de ficção, esse ensaio é basicamente uma análise da relação entre Literatura e Doença (como se o título não fosse auto-explicativo, certo?). 


Dividindo o texto em algumas poucas sessões, Bolaño discorre sobre o assunto e acrescenta pontos importantes como sexo, livros, viagens e, acho que no final é um pouco isso mesmo, a morte. 


É uma leitura BEM reflexiva e trás diversos trechos e informações sobre autores e poetas clássicos (principalmente franceses) para fundamentar a argumentação.


Em parte isso é bom, porque acabamos por conhecer mais nomes importantes para a Literatura. Por outro lado, o tema torna as coisas realmente depressivas e, na minha humilde e fecal opinião, excede um pouco na dose de niilismo. 


http://blogs.chi.ac.uk/shortstoryforum/wp-content/uploads/2013/06/AUTHOR_Roberto_Bolano.jpg
Roberto Bolaño (1953-2003)
Claro que talvez isso se deva pelo fato de que Bolaño escreveu isso quando já estava bem doente, mas mesmo assim... não sei, é meio difícil de engolir algumas concepções tão pessimistas...


Enfim, você aprende sobre literatura, tem poemas bem interessantes e a linguagem não é tão complexa assim;


Entretanto, a linha de raciocínio por vezes é bem confusa se você não conhece Mallarmé, Rimbaud e Baudelaire e requer um olhar mais introspectivo quanto às questões da vida e da morte;


É complicado e talvez eu terei que ler e viver bem mais pra talvez entender completamente o que Bolaño queria realmente dizer...    








NOTA: 6,5 / 10








LIVRO: 
"GRANTA em Português (10): Medidas Extremas". Paulina Wacht e Ari Roitman. Alfaguara.

2 comentários:

  1. Muito bem elaborada a obra.
    Parece interessante. Embora sua nota não tenha sido uma das mais altas.
    Estou realizando o book tour do meu livro. Caso queira participar, se inscreva em O mundo sob o meu olhar. Mas corra, as inscrições vão até domingo.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Gostei de blog e já estou seguindo!
    Retribui? http://cantinhos2livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir