sexta-feira, 16 de agosto de 2013

5 Histórias com Alegorias


Vou dar uma de professor de português e perguntar:

"Você sabe o que é uma alegoria?"
[E não, dessa vez não estou falando de carnaval...]

De acordo com o Dicionário Aurélio, alegoria é a "expressão de uma ideia através de uma imagem, um quadro, um ser vivo etc"; mas, o mais importante nesse caso: "obra literária ou artística que utiliza esta forma de expressão".

Ou seja, uma alegoria seria aquilo que representa uma coisa para dar a ideia de outra. Isso pode acontecer, na Literatura, através de personagens, enredos, situações, etc...

Assim, de forma extremamente simplista uma alegoria seria uma "metáfora longa e continuada", podendo abranger a narrativa inteira.

Enfim, depois dessa introdução didática e edificante (ou não), vou apresentar-lhes a quatro histórias curtas (contos) que eu, particularmente, acho interessantes e que possuem alguma alegoria como parte importante do enredo!

Então, vamos lá... ;) 





http://25.media.tumblr.com/tumblr_mcaxaeRPtV1r9cde3o1_500.jpgPEDRO ANTONIO DE ALARCÓN

Recomendo esse conto. Lembro que não conseguia desviar os olhos das páginas quando estava lendo. É a história de um jovem que possuía uma estranha fobia e que, de repente, é piorada ao deparar-se com uma grotesca mulher. A partir daí tudo torna-se um pouco dúbio, exigindo que o leitor exercite sua imaginação e crie ou aceite uma teoria. Mesmo assim, acho muito válida a interpretação de que a tal "mulher grotesca" era, de fato, uma representação da Morte. Mas, como disse, só lendo para tirar suas conclusões... 





http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c0/Masqueofthereddeath-Clarke.jpg/200px-Masqueofthereddeath-Clarke.jpgEDGAR ALLAN POE
"A Máscara da Morte Vermelha"  (1842)

Tenho apego especial por essa história. Foi através dela que conheci Poe. Lembro até hoje de quando estava lendo "O Iluminado" (Stephen King) e vi uma citação ou referência ao conto. Fiquei interessado, procurei na biblioteca, li e no mesmo dia já estava fascinado por Poe; principalmente por ter criado um horror tão bom há mais de 150 anos. 
A história é muito curta, por isso não dá pra falar muito. O importante a dizer que a alegoria em questão é a própria doença, a terrível "Morte Vermelha" que assola a região.    





http://7.asset.soup.io/asset/1556/0503_3be1_960.jpegEDGAR ALLAN POE
"O Rei Peste" (1835)

Mais uma vez Poe; dessa vez, uma das histórias que mais gosto dele! É um conto simples, mas eu realmente gosto dele. Nele, uma parte da cidade (não lembro qual) está isolada, pois ali se propagou uma peste, matando todos da região. Dois amigos, no entanto, por acasos da vida acabam tendo que entrar lá. A coisa começa a realmente ficar mais sombria, mostrando a morte e a ruína daquele lugar; os dois encontram uma casa onde aparentemente há alguém (ou algo) vivo. E lá, encontram o Rei Peste e toda sua "corte pestilenta", representando em forma de nobres, a doença e o extermínio que ali imperava.
Eu, particularmente, achei incrível essa alegoria. Achei cada personagem da corte ótimos. O negócio acaba enveredando para uma briga entre todos os "Pestes", talvez satirizando a pompa e soberba que a nobreza fazia (e ainda faz) questão de exalar. 
Mas, sério, recomendo bastante ;)





http://www.thedarktower.org/gallery/data/525/13.jpgSTEPHEN KING
"A Imagem do Ceifeiro" (1969)

Uma história mais "antiguinha" do King. Depois da primeira publicação, foi incluída na ótima coleção de contos "Tripulação de Esqueletos" (1985). É bem curta e pelo título não é muito difícil de saber qual é a alegoria presente aí, certo? Até porque o ceifeiro já é bem representativo na cultura popular... Basicamente, a história trata de um espelho amaldiçoado e quase abandonado em um museu. Recomendo, é de horror, mas é "divertida" de se ler ;)





http://dtldobsvtn.files.wordpress.com/2011/02/hunger-artist.jpgFRANZ KAFKA

Levando em consideração que Kafka tem narrativas mais filosóficas e que incitam certa reflexão, é presumível que utilize de alegorias e metáforas. Nesse conto em particular, a alegoria fica mais evidente ainda; ao contar a história de um "jejuador profissional", Kafka faz uma ligação com o artista incompreendido, incapaz de atingir a plenitude de sua própria "arte".
Como disse, é algo mais "cabeça", mas nada impossível, chato ou insuportável. Além disso, a sua interpretação talvez difira da minha e você encontre uma alegoria diferente ou então considere que não existe nenhuma ali. Em todo caso, vale a pena conferir ;)

 

 

 

3 comentários:

  1. Oiee,prazer, vi o teu blog na página de divulgação e vim conhecer e estou seguindo =)\
    Confesso que quando falou " alegoria" lembrei do carnaval mesmo, rsrs.
    gostei dessas dicas, gosto de ler contos.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas, conhecia os do Poe apenas T.T mas vou dar uma procurada nos outros... Eu gosto muito das histórias sobre Carontes q.q
    Abraço

    www.umomt.com

    ResponderExcluir