domingo, 26 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "A Mulher Alta" (Pedro Antonio de Alarcón)

As expectativas quanto a esse conto já estavam altas antes mesmo de começar a lê-lo. Tudo isso por causa do título que me passou, de cara, uma impressão fantasmagórica e sombria dessa tal "mulher alta", me lembrando principalmente da assombração, que também tem uma estatura considerável, do filme "Mama", de 2013 e dirigido por Andrés Muschietti. 


De qualquer forma, a leitura dessa pequena história do escritor espanhol, Pedro Alarcón, fluiu facilmente apesar dos (às vezes excessivos) floreios poéticos e dramáticos empregados na narrativa. 


O conto relata, em sua maior parte, a triste história de Telesforo, um engenheiro jovem e promissor, que teve sua vida abalada por perdas terríveis antes de o próprio sujeito bater as botas. Curioso que Telesforo, mesmo corajoso, sempre teve medo, ou melhor, pavor de figuras femininas paradas na rua no meio da noite. A angústia que sentia, apesar de não ser muito bem justificada, era, aparentemente, terrível. 


Pedro Antonio Alarcón (1833-1891)
E não é que, para o completo desespero desse indivíduo, ele se encontra com uma sombria figura de sexo feminino ao voltar pra casa de madrugada. Figura grotesca, pavorosa e, por obviedade, muito alta.


Não é à toa que Telesforo quase entra em colapso ao encontra-la, já que até mesmo uma pessoa que não tivesse a sua peculiar fobia ficaria apavorado com aquela presença. Após esse grande susto Telesforo chega em casa e tem a notícia que seu pai veio a falecer.
"La Mujer Alta"


Um tempo depois, a mesma coisa. Encontro com a figura lazarenta e nova morte, dessa vez de sua esposa. Depois somos informados que Telesforo falece, mas aí não sabemos se ele recebeu uma visita antes ou não.


Então, por final (e não creio que isso seja spoiler), quem está contando a história toda (sim a história está sendo contada por um personagem que não é o protagonista do conto) acaba relatando o seu encontro com a "mulher alta".


O final mantém aquele ar de dúvida: será que a "mulher alta" era, de fato, uma representação da Morte ou era apenas um delírio provocado pela fobia de Telesforo, aliada à uma mulher também com problemas psicológicos?


Eu estou mais inclinado a acreditar na primeira alternativa...


"A Mulher Alta" é um ótimo conto, captando as nuances mais específicas do horror com uma premissa que lembra, inclusive, algumas histórias do nosso querido Poe, com a presença de uma possível alegoria (Morte) e a questão envolvendo a (in)sanidade do protagonista (traço também presente nas histórias de Lovecraft).




NOTA: 9/10





LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Josely Vianna Baptista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário