quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CONTO POR CONTO #2: "Um Artista da Fome" (Franz Kafka)

http://www.lpm-editores.com.br/v3/Imagens/um_artista_da_fome.jpgDo início do século XVII até o final do século XIX existia um tipo peculiar de artista; inclusive, eram artistas realmente admirados pelo público que, por sua vez, movimentava-se e pagava entusiasticamente pelo "espetáculo".


Os artistas em questão faziam nada mais, nada menos que ficarem períodos enormes de tempo sem ingerir um único tipo de alimento; nem uma grama de pão, fatia de queijo ou casca de maçã. Nada. Absolutamente nada.


Dessa forma, Kafka buscou para essa história um protagonista desse tipo. O "artista da fome" em questão, no entanto, era um fanático, um ser que tornou-se aficionado por sua arte; o jejum, para ele, tornara-se parte predominante de seu desejo e era aquilo que ele queria aperfeiçoar cada vez mais para atingir a "satisfação".


O problema é que na época de sua atuação, as pessoas não estavam tão interessadas assim; a "moda" já estava enfraquecendo. Por isso, o empresário do protagonista institui que o espetáculo durará "apenas" 40 dias em cada cidade, uma vez que, depois desse "curto" período, o público local começava a se acostumar e a ignorar a situação toda.


Isso frustrava fortemente o artista, que sabia que seu jejum poderia durar muito mais; ao mesmo tempo, sentia-se humilhado por ter que ceder à inimiga da sua arte (a fome).


O tempo passa, ele muda de cidade para cidade, de 40 em 40 dias...


http://www.kafka.org/picture/Hungerkunstler.jpg
Ein Hungerkünstler (1922)
Obviamente, chega o dia em que o espetáculo torna-se banalizado e insustentável, já que o público não paga mais para ver aquilo. Assim, o artista da fome busca um novo lugar onde poderia ser melhor apreciado. Ele acaba conseguindo espaço em um circo. 


Mesmo assim, ninguém dá mais bola para o jejum; nem mesmo os administradores do circo preocupavam-se com ele. O artista verá que, apesar de ter condições de levar além a sua arte e sentir-se realizado, ele necessita, de certa forma, do seu público...


------------

Gostei do conto. O artista da fome me pareceu (e descobri que muitas pessoas também pensam assim) uma alegoria para o artista que nunca é compreendido inteiramente pelo público. Por isso, ele deve castrar a sua arte até esta transformar-se em algo palpável para a maioria; no caso, os dias de jejum tinham que ser reduzidos para que não cansasse as pessoas.


A sua luta contra a fome era o que o artista buscava aperfeiçoar, mas essa arte, quando completa, era banalizada e ignorada pela sociedade, pois era apenas uma "moda" da época. Da mesma forma, diversos escritores, pintores, atores e et cetera têm o seu trabalho podado pelo restante do mundo, por causa das nuances e regras do mercado, da moda e do show business.


Foi assim que eu vi tudo isso e talvez eu tenha viajado bastante, mas faz parte. 

Enfim, gostei bastante ;)






NOTA: 9 / 10   






LIVRO: 
"Um Artista da Fome seguido de Na Colônia Penal e Outras Histórias", escrito por Franz Kafka. L&PM POCKET. Tradução: Guilherme da Silva Braga.

4 comentários:

  1. Kafka é genial! Muito interessante a análise do artista e da busca incansável pela superação!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei seu texto! Ainda não li nenhum conto do Kafka, mas agora vou buscar. Não acho que você viajou não. Mas esse tipo de artista deve ser bizarro, né. Pode-se fazer um paralelo com pessoas que fazem qualquer coisa para ficar famosas? Acho que viajei também. rsrs. Obrigada pela indicação!!!
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu sinceramente fico feliz de que isso não exista mais! xD

      Excluir