segunda-feira, 15 de julho de 2013

CONTO POR CONTO #1: "A Casa Mal-Assombrada" (Edith Nesbit)

Ah, a casa mal-assombrada...


A velha e boa casa mal-assombrada hoje em dia parece um clichê monstruoso em qualquer meio de entretenimento, mas o fato é que durante um bom tempo, como é o caso na maioria dos clichês, essa temática foi muito valorizada na literatura e, obviamente, mais ainda nas histórias de horror e terror.


Quer dizer, atualmente, é possível fazer algo bom partindo dessa temática; entretanto, apenas fugirá da visão de clichê se ela sobressair-se e apresentar algum diferencial... e muitos autores mais modernos conseguem isso.


Mas isso realmente não vem muito ao caso já que a história em questão foi escrita em uma época mais remota, em 1903 (contrariando, mais uma vez, o título do livro). Além disso, ela já tem um diferencial por ser algo destoante do restante na carreira literária de sua autora, Edith Nesbit, que dedicou-se muito mais à escrita de histórias infantis.


No conto, acompanhamos Desmond, o protagonista que, sentindo-se extremamente solitário, alegra-se ao ver uma nota no jornal feita por seu antigo amigo Wilton Prior. Apesar de ser sobre um assunto estranho, uma suposta casa mal-assombrada, ele decidi tomar suas chances e ir visitar o amigo.


Qual não é sua decepção ao chegar lá e perceber que a pessoa não era de fato o Wilton que ele conhecera. Supostamente, o sr. Prior era o tio e possuía o mesmo nome de seu antigo amigo. Mesmo assim, ele decide permanecer na companhia do simpático e excêntrico sr. Prior.


http://www.edithnesbit.co.uk/images/edith-nesbit-3.jpg
Edith Nesbit (1858 - 1924)
Mas algo, evidentemente, está errado. A atmosfera do local era estranha e os empregados de Wilton eram mais estranhos ainda. Ele ouve a história do suposto fantasma, mas não acredita e nem se interessa muito pela narrativa do anfitrião.


Assim, ele passa sua primeira noite na casa. No dia seguinte, acorda terrivelmente fraco e doente. Os empregados e o sr. Prior, que tinham conhecimentos de química, tratam durante dias da saúde de Desmond até ele se recuperar.


É aí que ele, em retribuição ao auxílio médico e atenção de todos, decide tentar ajudar Prior a afastar de uma vez por todas a assombração...


E, naturalmente, ele terá surpresas...

------------------------------------
FINAL (SPOILERS): Desmond tenta fazer o que Wilton pede e, subitamente, é atacado por este. Completamente subjugado, ele descobre que Wilton faz experiências com todos que passam por aquela casa e que o fantasma, na verdade, era ele o tempo todo. A assombração era apenas um pretexto para retirar amostras de sangue dos hóspedes e de animais para então fazer experiências com transfusões de sangue, explicando assim o comportamento de seus empregados. Felizmente, Desmond consegue escapar depois que um dos empregados "transfusionados" rebela-se contra seu "mestre", prendendo-o. Um final feliz. [Gostei bastante do fato de Prior querer alguém que tivesse o sangue bem "misturado", como sinal de força, por isso escolhendo Desmond pela sua variada ascendência]
------------------------------------

Gostei da história. Não sei se foi pela tradução, mas a linguagem estava realmente muito fácil, uma coisa não tão comum em histórias centenárias. 


É razoavelmente envolvente; não é o plot mais incrível e empolgante do mundo, mas com certeza quebra o galho tranquilamente e é um bom entretenimento.


Agrada porque o conto acaba fugindo um pouco da premissa clássica de assombração, explorando outras variações para essa premissa.


Finalmente, me incomodou um pouco apenas o fato de Desmond não ter estranhado muito o fato de seu amigo e o dono da casa terem exatamente o mesmo nome (sendo que o próprio Desmond diz no início que Wilton Prior não era um nome muito comum...)






 NOTA: 8 /10  








LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Adriano Schwartz.

8 comentários:

  1. Não sou muito fã de livros de terror, mas acredito que se eu fosse começar a minha leitura eu leria este livro. Adorei a sua resenha e confesso que não li o spoiller. Quem sabe não me arrisco a ler esse livro e este conto *o*

    P.S: Já estou te seguindo.

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D

      Esse livro é muito bom; e esse conto em questão é, de fato, bem interessante pra começar a ler horror ;)

      Excluir
  2. Gosto de livros de terror esse chamou muito minha atenção (quase li o spoiler rs), esse já entrou para minha lista de desejados. Parabéns pela resenha, não vejo a hora de ler esse conto!

    Abraços, Gabriel S.

    http://refugionofimdouniverso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho hábito de ler o gênero, mas até hoje gostei dos que li. Esse parece ser super interessante!

    Abraços!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não terminei de ler o livro ainda. Li uns 16 contos, dos 33. Mas desde que descobri esse blog (semana passada). Assim que termino um conto, venho ver seus comentários a respeito. E uma coisa é bem interessante, temo as mesmas ideias a respeito da maioria deles. Hahaha. Concordamos se um conto é muito longo desnecessáriamente, o que poderia ter sido melhor, a contradição do título do livro... e, até agora, o melhor conto lido foi O Travesseiro de Penas. Abraços!

    ResponderExcluir