segunda-feira, 27 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "A Volta do Parafuso" (Henry James)

O próximo história no CONTO POR CONTO#1 ("Contos de Horror do Século XIX") é o clássico, tenso e misterioso, "A Volta do Parafuso", escrito pelo grande Henry James.

Entretanto, devo deixar claro: eu não li agora essa novela. Eu a havia lido há mais ou menos 10 meses atrás, numa época que eu nem possuía ainda o "Contos de Horror do Século XIX". Naquela ocasião, eu lera a história na edição da (excelente) coleção "Clássicos" da editora Abril. 

Dessa forma, não tive vontade de reler tudo, apesar de não negar a qualidade da obra, e acabei revisando alguns pontos importantes que estavam perdidos no meu pré-consciente.

Henry James (1843-1916)
De qualquer forma, entenda que essa "pseudo-resenha" será superficial e está sendo feita apenas para constar no CONTO POR CONTO#1.


Vamos à história...

Uma jovem de 20 anos é contratada como governanta dos dois sobrinhos de um homem poderoso e muitíssimo ocupado, que mantém uma casa de campo praticamente só para as crianças passarem seu recesso escolar. Ela conhece as crianças e fica encantada com a capacidade intelectual e a maturidade de cada uma. 

Aos poucos, porém, ela vai percebendo um comportamento estranho por parte deles e começa a ver os empregados anteriores daquela "família". O problema, é claro, é que eles deveriam estar mortos...

Ela começa a investigar o passado obscuro desses empregados e percebe que eles tinham (ou têm) uma relação bem estreita com as crianças. Então, cabe à ela desvendar todos esses mistérios e proteger a pequena Flora e o pequeno Miles de todo o mal.

O livro é denso e traz uma ambiguidade marcante: nós, aos poucos, começamos a duvidar se de fato existem esses terríveis fantasmas ou se a sanidade da nossa protagonista é que está um tanto quanto enfraquecida.

Miles e Peter Quint
E mesmo com o final trágico, a dúvida permanece no ar, no maior estilo "Dom Casmurro", pra cada um ter sua interpretação. 

A jornada febril da governanta nos cativa ao mesmo tempo que nos perturba e nos faz questionar.

Quanto à nota que darei à novela, é complicado... Esse foi o primeiro clássico internacional que li na vida e, mesmo tendo gostado, lembro que achei a leitura "meio truncada" e, por isso, cansativa em alguns momentos.
 
[Por ser o primeiro do tipo que li, considero a possibilidade da minha inexperiência da época ter contribuído para que a nota não ficasse tão alta.]

Mas, como talvez já tenha dito (não sei), eu pretendo reler essa obra. Não sei se hoje, amanhã ou daqui a 3 anos, mas farei isso, com certeza. E quando isso acontecer, talvez eu faça uma resenha mais digna que essa XD    



NOTA: 8/10



LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Marcelo Pen. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário