segunda-feira, 27 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "O Chinago" (Jack London)

Nunca tinha lido nada de Jack London, mas tenho conhecimento de seu grande sucesso e um de seus livros mais famosos, "The Call Of The Wild", está na minha lista de livros a comprar. Esse conto, portanto, foi a primeira experiência de leitura com o sr. London e ele, felizmente, não me decepcionou.


É curioso que essa curta história esteja em uma coletânea de contos de horror, porque eu, particularmente, não identifiquei muitos elementos do gênero nesse conto em questão. Apesar disso, a obra mantém sua qualidade.


Jack London (1876-1916)
Pra quem não sabe (eu me incluía nesse grupo), "chinago" era o nome dado pelos habitantes do Taiti aos trabalhadores chineses que iam servir nas plantações da pequena ilha. 


Na verdade, "trabalhadores" é uma palavra fraca demais... nesse caso, os chinagos eram praticamente escravos dos franceses que possuíam as principais plantações da região (o Taiti, como toda Polinésia Francesa, é até hoje território dependente do governo francês).   


A discriminação, violência e condições sub-humanas às quais os chinagos eram submetidos estão presentes no conto. E é justamente isso que faz o conto ser (estranhamente) bom: o sentimento de revolta e angústia que a precária situação dos pobres asiáticos incita é o que nos faz ter vontade de prosseguir até o final da história. (É claro que o estilo delicado e ao mesmo tempo objetivo de London contribui muito também XD)


"The Chinago" (1909)
No conto, Ah Cho e outros quatro companheiros são acusados pelo assassinato de Chung Ga, que, como eles, também era um chinago. Acontece que nenhum deles de fato matou Chung Fa, mas isso não impede que a tirana corte francesa imponha sanções pesadas a cada um deles. 


Ah Cho é condenado a 20 anos de trabalhos forçados, mas seu companheiro, Ah Chow, é condenado à execução por guilhotina. 


A grande semelhança dos nomes acaba resultando em uma confusão óbvia por parte dos carcereiros franceses que acabam mandando o inocente Ah Cho, sem ele perceber, para um final muito mais cruel do que ele havia imaginado.


Quando percebe o que está acontecendo, ele tenta reverter a situação, mostrando o erro que todos estavam cometendo, mas tem como obstáculo o orgulho exacerbado dos responsáveis, que os faz relutar em admitir uma falha tola como essa.


E então... será que Ah Cho sobrevive?


SPOILER: Não ):



NOTA: 8/10



LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por José Rubens Siqueira.

5 comentários:

  1. Eu gostei muito desse conto. Acredito que ele esteja nessa coletânea pelo horror que acontece com o personagem (pois de fato, por mais cômico que seja, pra mim é uma tragédia o que acontece).

    Vale a pena ler, um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu acho que disse que não é tanto de horror porque o personagem principal acaba, de certa forma, se conformando com a situação em alguns pontos.

      Obviamente, é uma tragédia mesmo, apesar de ser um pouco cômico. Tanto isso é verdade que o "outro título" que o Jack London deu pra esse conto foi "When God Laughs" ("Quando Deus Ri").

      De fato, é um conto muito bom

      Obrigado pelo comentário (:

      Excluir
  2. Olá! Passei aqui pois estava procurando críticas sobre o conto O Chinago. Gostei muito do seu blog, parabéns! Felicidade saber que há jovens como você que se dedicam às maravilhas da leitura. Só uma coisinha: acho que "When God Laughs" é o nome de um conto que está no mesmo livro que "O Chinago", ou seja, não seria um outro título para este último. Dá uma olhada aqui http://www.jacklondons.net/writings/GodLaughs/toc.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado *---*

      Olha só...! Verdade, acho que confundi as coisas, na minha cabeça tudo me pareceu encaixar xD

      Valeu pela correção o/

      Excluir
  3. Imagina :-)
    Seu blog eh muito bom, e eu tambem adoro literatura de horror. Voce, que faz psicologia, um dia poderia me explicar porque amo livros de terror, mas nao consigo ver filmes! kkkk. Estranho, neh?

    ResponderExcluir