segunda-feira, 27 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "A Janela Vedada" (Ambrose Bierce)

"O que de tão horrível poderia ter por trás de uma janela vedada?" 

Esse foi meu primeiro pensamento ao me deparar com esse conto. O mistério do por quê de uma janela estar vedada parecia instigante e tudo mais, mas... infelizmente, não foi tudo aquilo que eu esperava...

O autor, Ambrose Bierce, era americano e ficou mais conhecido por seus relatos baseados na Guerra Civil Americana, na qual ele próprio lutou e acabou se ferindo. Na verdade, a trajetória de Bierce é até bem interessante, uma vez que até hoje não se sabe onde e nem como ele morreu. Só sabem que ele teria ido pro México durante a Revolução Mexicana e, depois disso, nunca mais houve notícias a seu respeito.


"A Janela Vedada" é uma história bem curta que nos apresenta a Murlock, um estranho e velho habitante de uma pequena aldeia. Murlock vivia numa cabana minúscula, que possuía apenas uma janela que quase sempre estivera bloqueada.
Ambrose Bierce (1842-1913)

Acabamos descobrindo que há muito tempo Murlock tivera uma esposa que adoecera e morrera em um curto período de tempo. Ele, depois de cuidar dos preparativos para o enterro de sua amada, acaba adormecendo e percebe barulhos estranhos vindos de sua única janela que, na época, ainda estava aberta.

No meio da noite ele se depara no meio de uma cena confusa, na qual algo invadira sua casa por meio da maldita janela e tentara buscar o corpo de sua querida esposa. 

Tudo isso culmina, então, em um final intrigante e com fortes traços de terror e sangue...

Me pareceu que o desenvolvimento do conto foi um pouco arrastado para uma história tão simples e tão curta. Mas também vejo a possibilidade de que eu tenha elevado demais minhas expectativas por causa do título da história...  

SPOILER: também esperava que "a coisa" do outro lado da janela fosse algo mais aterrorizante que uma pantera...

Então, basicamente, o final chocante (e interessante) acabaram ajudando em muito pra nota de "A Janela Vedada".



NOTA: 7/10          



LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Nelson Ascher.

3 comentários:

  1. Interessante, nunca tinha nem visto esse exemplar por aí. Bem bacana tua resenha, pena que te elevasse nas expectativas do livro :/ Quem sabe numa próxima vez, que você ler sem compromisso? :)

    Abraços!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel (:

      Só pra constar, a decepção foi com a expectativa pelo CONTO em si e não o LIVRO. O livro, por enquanto, está sendo muito bom ;)

      Geralmente, eu leio tentando eliminar qualquer expectativa, mas, por algum motivo, o título da história me intrigou mais que o normal XD

      Obrigado pelo seu comentário :D

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir