domingo, 19 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "A Larva" (Rubén Darío)

Nascido na Nicarágua, Rubén Darío (1867 - 1916) ficou conhecido como um dos maiores e mais influentes poetas da literatura hispânica. Apesar disso, pelo eu pude entender com meus conhecimentos quase nulos sobre o autor, a sua obra estava longe de ser marcada por histórias de horror/terror/sobrenatural/fantasia/etc.

Entretanto, uma das poucas aventuras de Darío com essa temática foi escolhida para figurar em "Contos de Horror do Século XIX" (Mesmo que a história tenha sido publicada já em 1910...)

"A Larva" compoem-se em pouquíssimas páginas, menos ainda que o pequeno conto anterior do livro, "A Última Visita do Cavalheiro Doente", de Giovanni Papini.

A história é contada pelo protagonista e dirigida aos seus amigos ouvintes, seguindo a estrutura clássica das histórias de horror mais antigas. Ele conta a eles sobre a primeira vez que saíra de casa à noite para aproveitar as serenatas típicas da aldeia hispânica na qual passara sua infância e adolescência.

Como era de se esperar (afinal, estamos falando de um conto de terror), ele acaba encontrando algo que não esperava em sua aventura...

Simples, curto e direto, a história é boa, intrigante e, de certa forma, "chocante" em seu repentino e fugaz clímax. 

De fato, é um conto bem "recomendável" pra quem não costuma ler histórias desse tipo. :)


Well done, Mr. Darío. 


Well done.


NOTA: 7/10


LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Davi Arrigucci Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário