O escritor polonês Joseph Conrad se tornou famoso por criar histórias que abordam, principalmente, a vida em alto-mar, com personagens e intrigas envolvendo marujos, capitães, estivadores, etc.
Foram poucas as histórias desse tipo que me chamaram a atenção: os clássicos "Moby Dick" (muito mais pela obsessão do Capitão Ahab) e "O Coração das Trevas" do próprio Conrad. Deixo claro que não li nenhum desses citados, mas, pelas suas premissas e pela "fama", acabaram me interessando.
Apesar disso, "A Fera" mescla essa "abordagem marítima" com a tensão que todo conto de horror deve proporcionar.
O resultado?
Joseph Conrad |
Mesmo com essa fama, é quase impossível para os marinheiros negarem esse grande desafio e honra que é trabalhar para essa grande família Apse. O narrador conta de sua tensa experiência à bordo da estranha embarcação.
Achei o conto excelente por mostrar, de forma objetiva, a tensão e o sofrimento do narrador ao relatar para os seus companheiros toda a experiência. O "mito" do Apse Family é envolvente e nos faz querer saber qual será seu próximo passo...
NOTA: 9/10
LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Laetitia Vasconcellos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário