domingo, 19 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "A Fera" (Joseph Conrad)

O escritor polonês Joseph Conrad se tornou famoso por criar histórias que abordam, principalmente, a vida em alto-mar, com personagens e intrigas envolvendo marujos, capitães, estivadores, etc. 


Foram poucas as histórias desse tipo que me chamaram a atenção: os clássicos "Moby Dick" (muito mais pela obsessão do Capitão Ahab) e "O Coração das Trevas" do próprio Conrad. Deixo claro que não li nenhum desses citados, mas, pelas suas premissas e pela "fama", acabaram me interessando.


Apesar disso, "A Fera" mescla essa "abordagem marítima" com a tensão que todo conto de horror deve proporcionar. 


O resultado? 


Joseph Conrad
A narrativa sobre um navio assassino que não fica uma viagem sequer sem fazer mais uma vítima. O Apse Family logo se torna terrivelmente conhecido por isso e também por ser propriedade de uma família rica e possuidora de uma enorme frota, composta pelo Family e diversos outros navios mais "comportados".


Mesmo com essa fama, é quase impossível para os marinheiros negarem esse grande desafio e honra que é trabalhar para essa grande família Apse. O narrador conta de sua tensa experiência à bordo da estranha embarcação. 


Achei o conto excelente por mostrar, de forma objetiva, a tensão e o sofrimento do narrador ao relatar para os seus companheiros toda a experiência. O "mito" do Apse Family é envolvente e nos faz querer saber qual será seu próximo passo...





NOTA: 9/10









LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Laetitia Vasconcellos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário