segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

POUCAS LINHAS: "MAUS" (Art Spielgeman)

http://rizzenhas.com/wp-content/uploads/2011/03/maus.jpgTítulo: "MAUS"
Título Original: "Maus, a Survivor's Tale"
Autor: Art Spiegelman (EUA) 
Ano de Publicação: 1978-1991
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2013
Quando foi lido: 21/12/2013 - 23/12/2013
Editora: Quadrinhos na Cia (Companhia das Letras)
Tradução: Antonio de Macedo Soares
Arte da Capa: Art Spielgeman e Louise Fili
Número de Páginas: 296



[SEM SPOILERS]







Em "MAUS", Art Spielgeman traz à tona um dos episódios mais deploráveis e assustadores da História: a perseguição do povo judeu e o holocausto na Segunda Guerra Mundial. 


No entanto, ele faz isso a partir do relato verídico de seu pai Vladek, um dos sobreviventes dos campos de concentração, e utilizando um artifício que dá um tom maior de originalidade à obra: os personagens judeus são retratados como ratos, os alemães como gatos, os americanos como cães e os poloneses como porcos. 


E apesar disso tudo, é uma narrativa muito humana. Terrivelmente humana ao narrar as tragédias causadas e sofridas por seres também humanos. 


O traço é bonito e há diálogos emocionantes que permitem uma melhor compreensão e ambientação àqueles acontecimentos. Não é de se admirar que a obra ganhou muitos admiradores e prêmios, incluindo o grande Prêmio Pulitzer.


Mesmo assim, eu admito que fiquei com um pouquinho menos de admiração. Quer dizer, antes de começar a ler eu havia tentado tirar da minha cabeça todas as expectativas positivas que tinha com relação à história (e acho que consegui fazer isso, inclusive).



Mas não me entenda mal. É uma história em quadrinhos muito boa e que certamente recomendo


Só acho que talvez não seja TODA ESSA BRASTEMP, como já ouvi pessoas falarem. Não sei, mas acho que achei que o ritmo da história ficava muito arrastado em alguns momentos...


Enfim, apesar de tudo, não me arrependi nenhum um pouco de comprar e ter "MAUS" na minha estante.


E acho que todo amante de quadrinhos também deveria ter ;)



http://www.ogaranhao.com.br/wp-content/uploads/2013/10/maus02.jpg
 
http://filmesegames.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Mauscover.gif




LIVRO:
MAUS, escrito por Art Spielgeman. Quadrinhos na Cia. Tradução: Antonio de Macedo Soares.

Um comentário:

  1. Gosto muito de 'Maus' e li durante uma viagem nas férias de Julho. Confesso que li sem expectativas e nem tinha lido nenhuma resenha antes (acho que só vi em um vídeo durante uma bookshelf tuor e ela falava rapidamente sobre), fui totalmente surpreendido e gostei muito dessa leitura! Acredito que você também goste de 'Persépolis' e 'Retalhos'. Se ainda não leu, leia, vale muito a pena!

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir