sábado, 14 de setembro de 2013

CONTO POR CONTO #3: "De Quem é essa História e Por Que ela não sai da Sua Cabeça" (A. M. Homes)

Admito que pelo título da história eu esperava algo não-ficcional; um ensaio sobre memória e histórias esquecidas ou mesmo algo a respeito da profissão de escritor.


No final, eu estava enganado e fiquei surpreso ao perceber que aquele texto de apenas 4 páginas era, de fato, uma história.


Bom, pelo menos ela parece ser um pedaço de uma.


A. M. Homes é uma escritora americana que ficou famosa, principalmente, por seu livro chamado "The End Of Alice", no qual a história é contada pela perspectiva de um assassino e molestador de crianças. 


Um pouco pesado, né?


"De quem é essa história e por que ela não sai da sua cabeça" tem um pouco desse "peso". Nas quatro páginas, descobrimos um pouco da trajetória da protagonista e de sua família.


http://stmedia.startribune.com/images/ows_137047854069478.jpg
A. M. Homes (1961)
É complicado falar sobre um conto tão curto. O que posso dizer é que as vidas da avó e da mãe dela foram bem complicadas. Bem complicadas e tristes.


Nossa protagonista? Bem, ela está consultando um "doutor" (creio que um psicólogo ou psiquiatra). 


Por quê? Bom, porque não é muito comum uma pessoa caminhar por aí cravando espinhos de rosa nos braços e nos pés enquanto passeia pelos parques.... 


Enfim, é um conto legal... mas nem tanto. 


Não tem nada de errado no estilo de escrita da autora. Na verdade, o conto seria muito bom se fosse mais longo e a história fosse mais desenvolvida, até porque a atmosfera criada é interessante e a premissa é boa e parece render muito mais que meras quatro páginas...








NOTA: 6,5 / 10








LIVRO: 
"GRANTA em Português (10): Medidas Extremas". Alfaguara. Tradução: Angela Pessôa.

2 comentários: