sábado, 3 de agosto de 2013

CONTO POR CONTO #1: "O Rapa-carniça" (Robert Louis Stevenson)

O ÚLTIMO POST DO PRIMEIRO CONTO POR CONTO DE "CONTOS DE HORROR DO SÉCULO XIX"!
 
Mais especificamente, o 33º post só dessa enorme trajetória iniciada no início desse blog que ainda se arrasta (nem engatinha).



Se você quiser ver os outros 32 posts, clique aqui.


Como última história a figurar nessa coletânea, Alberto Manguel, o organizador do livro, decidiu por mais um conto de um escritor escocês (o conto anterior, de Conan Doyle, era outro). Dessa vez, o escolhido foi Robert Louis Stevenson, mais famoso por ter escrito o clássico "O Médico e o Monstro". Eu, nunca tendo lido nada dele, mas compreendendo que a obra tem seu valor, fui com alguma expectativa à leitura.


http://www.chrisbeetles.com/sites/default/files/stock-images/THE-BODY-SNATCHER-1-C26316.jpg
"The Body Snatcher" (1884)
O título também foi algo que contribuiu para isso: "rapa-carniça" não é uma expressão que se ouve todo dia e com certeza tem algum tipo de impacto para uma história de horror/terror...


Resumidamente, o narrador nos conta das antigas andanças de dois ex-amigos, quando estes trabalhavam ainda na universidade de Medicina. O serviço deles não podia ser mais mórbido: eles devem administrar o "material de aula" para o misterioso professor de anatomia.


Aos poucos, o cenário começa a mudar com as desconfianças sobre a origem/procedência daqueles corpos que seriam analisados em aula. Mesmo com tudo isso, os dois ex-amigos sentem-se tentados enveredar-se em um estilo de vida cheio de crueldade, frieza e horror.

---------------------


Devo dizer que esperava mais. Tá certo que eu havia criado uma expectativa já no início; porém, a história realmente parecia se perder em alguns parágrafos excessivamente longos. 


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1b/Robert_Louis_StevensonJune_1885.jpg/220px-Robert_Louis_StevensonJune_1885.jpg
Robert Louis Stevenson (1850 - 1894)
Os personagens são interessantes e a premissa realmente é (terrivelmente) tentadora, mas seu desenvolvimento e desfecho me pareceram um pouco vazios. Inclusive, este último me pareceu ter sido "apressado", como se todas as outras partes anteriores tivessem sido bem trabalhadas e o autor, quando chegou no final, tivesse ficado de saco cheio com a história.

Não é ruim. Mas é um pouco fraco. Ou talvez tenha sido questão de gosto mesmo e o terrível monstro da expectativa tenha atacado e me deixado terrivelmente ferido. Não sei.



De qualquer forma, ainda tenho esperanças em "O Médico e o Monstro". ;)





NOTA: 7,5 / 10   




 
---- E foi um bom CONTO POR CONTO ;) ------


LIVRO: 
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Samuel Titan Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário