segunda-feira, 13 de maio de 2013

CONTO POR CONTO #1: "Os Lábios" (Henry St. Clair Whitehead)


Primeiro de tudo: o autor do conto, Henry St. Clair Whitehead, era amigo e trocava correspondências frequentemente com outro escritor, um tal de H. P. Lovecraft. Uma vez que Lovecraft faz parte da minha "Santíssima Trindade", por assim dizer, as expectativas com relação a essa história e a escrita do sr. Whitehead só se eleveram. 

Mas, sinceramente, não me decepcionei. 

Talvez não seja o conto mais genial, nem melhor que os do amigo Lovecraft e nem o melhor do livro, mas eu estaria mentindo se dissesse que a história não me prendeu.

O conto retrata um episódio ocorrido ainda na época do tráfico de escravos, envolvendo um capitão de navio negreiro que é ferido e amaldiçoado (?) por uma das escravas. Deixando claro: ele mereceu.

Enfim, na viagem de volta, o capitão em questão começa a sentir na pele (literalmente) a agonia proporcionada pela revolta e defesa da escrava.

O conto foi escrito e publicado em 1929, ou seja, uns 100 anos depois da época retratada e com o a escravidão já abolida. Entretanto, é bom ressaltar que nos Estados Unidos (país do escritor) ainda havia uma forte segregação racial

Henry St. Claire Whitehead
É comentado na apresentação do conto que o Whitehead não poderia publicar essa história hoje em dia e, de fato, é quase impossível não ver um certo preconceito/racismo por parte do autor durante a leitura. Os negros são retratados como seres realmente diferentes e amaldiçoados, como é evidente na antagonista que fere o capitão.

Na apresentação, Carlos Knapp, ainda reflete: 

"(...)Para ele (autor), no entanto, o negro é um ser diferente, imprevisível, mais bicho selvagem do que pessoa. Raros são os escritores que não reproduzem em sua obra os valores da época em que viveram. (...)"
     
Bom...

Apesar disso tudo e de que o sr. Alberto Manguel, organizador de "Contos de Horror do Século XIX", "roubou" novamente (como fez em "A Mão do Macaco") ao pôr um história publicada depois de 1900, o conto é bom e merece um nota boa.


NOTA: 8/10


LIVRO:
Contos de Horror do Século XIX (2005), organizado por Alberto Manguel. Companhia das Letras. Tradução: conto traduzido por Carlos Knapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário