segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CONTO POR CONTO #4: "As Frutas no Fundo da Fruteira" (Ray Bradbury)

http://fantasticocenario.files.wordpress.com/2011/12/s_mlb_v_o_f_78555557_3344.jpgDiferentemente das outras histórias de Ray Bradbury já resenhadas aqui nesse blog CONTO POR CONTO POR #4, esta curta narrativa não se adequa na categoria de "fantasia", tampouco na de "ficção científica", a especialidade do autor.      


"As Frutas no Fundo da Fruteira", curiosamente, fala sobre um assassinato. Mas não, não é uma história de suspense, nem de detetives e investigações policiais. Na realidade, o protagonista acabara de matar alguém.      


William Acton, um escritor e aparentemente um cidadão comum, há alguns instantes, terminara de estrangular Donald Huxley, na própria casa de Huxley.      


O problema é que Acton, como "bom cidadão" que é, percebe a borrada que fez e se vê impelido a apagar todas as provas que possam existir contra a sua pessoa. Para isso, é claro, ele começa a limpar tudo que ele possa ter tocado na casa de Huxley, a fim de eliminar qualquer impressão digital.      



Mas a angústia por ter tirado uma vida (mesmo tendo algum motivo) é grande demais e parece que ele nunca vai poder eliminar todas as provas, pois a cada instante ele imagina novos lugares onde ele possa ter deixado impressões, e nada nunca irá ficar limpo o suficiente...    


Por isso, a limpeza não pode parar.  


Não pode.

---------------------------------------------  

Achei a ideia do conto muito boa, e a progressão da paranóia de Acton em eliminar todas as impressões digitais, mesmo de lugares que ele provavelmente nem tocou, foi muito bem
elaborada, fazendo parecer que seu remorso se transformou aos poucos em uma terrível compulsão...    

Ah, e achei que a cena final foi um desfecho realmente boa..  

É um conto curtinho e a narrativa de Bradbury novamente não se mostra cansativa...      


Portanto...





NOTA: 8 / 10







LIVRO: 
"Os Frutos Dourados do Sol". Francisco Alves. Traduzido por: Sergio Flaksman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário