terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CONTO POR CONTO #3: "A Duna" (Stephen King)

Finalmente, o último conto dessa edição da GRANTA e desse CONTO POR CONTO #3 que já se estendeu BEM MAIS do que o planejado.


Só pra constar: a experiência foi boa, mas um pouco decepcionante. As histórias, em sua maior parte, ficaram relativamente abaixo do que eu esperava e poucas compreenderam perfeitamente o tema dessa edição da revista, "MEDIDAS EXTREMAS".


De qualquer forma, foi válido.


Agora, uma coisa vai parecer extremamente chata. Acompanhe:

  • Eu, como já dito diversas vezes, sou MUITO FÃ de Stephen King.
  • O último conto é de Stephen King e até então era inédito no Brasil.
  • E o conto é muito bom. O melhor do livro...

E eu JURO, sério mesmo, que eu li com a maior imparcialidade, como se estivesse lendo as histórias dos outros autores que eu não conhecia e que por isso não sabia o que esperar.


Mas, infelizmente, obedecendo a todas as previsões, eu achei o melhor conto do livro. Desculpa.


Bem, a história:
Desde os dez anos de idade, o juiz Breecher costumava ir de caiaque até uma pequena ilha perto de sua casa, com o intuito de observar a pequena duna que lá se encontrava. Agora com mais de 90 anos, ele continua fazendo essa estranha atividade constantemente, sem nunca dar maiores explicações para ninguém.


http://pauldail.files.wordpress.com/2012/05/stephen-king.jpg
Stephen King (1947)
No entanto, ele chama um jovem advogado, chamado Wayland, para ir à sua casa e formular seu testamento. Depois de cumprir a tarefa, Breecher conta para seu visitante toda a perturbadora história que está por trás da estranha ilha e da duna.


Não dá pra falar muito mais que isso, porque senão o enredo perde toda a graça. O que ainda posso dizer é que é um conto simples, fácil, curto e bem interessante.


O mais legal é que o desfecho da narrativa parece um pouco óbvio, previsível, depois da metade do conto. Porém, eu diria que é melhor pensar duas vezes antes de tirar conclusões precipitadas...  


Por causa de toda aura mística/sinistra criada em torno da duna e pela incrível simplicidade da história...:







NOTA: 9 / 10



 

[e eu juro que torcia para outro autor ter o melhor conto do livro :/ ]








LIVRO: 
"GRANTA em Português (10): Medidas Extremas". Alfaguara. Traduzido por: Roberto Grey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário